Kelim, muito além do tapete

Tapete Kelim Casa Fortaleza

O tapete Kelim, também escrito Kilin (uma palavra de origem turca que é a designação dada a tapetes de lã que são tecidos utilizando nós) são peças versáteis que estão abrilhantando lares há gerações.

Podem ser puramente decorativos em amplo espectro além de pisos, ficam ótimos em paredes, pois também são peças de arte e revestimento de móveis.

Pensa-se que a sua origem possa remontar a 8.000 a.C. Há relativamente pouco tempo, os kelins não eram fabricados com intuito comercial. Cada tribo e localidade tem o seu próprio estilo: cores vistosas ou sóbrias, decorações complexas, simples ou refinadas conforme as regiões, etc. Os motivos constituem uma forma de escrita simbólica herdada de suas antigas crenças.

A principal diferença entre um tapete Kelim e um tapete felpudo é que, enquanto o desenho visível em um tapete felpudo é feito por fios curtos individuais de cores diferentes sendo amarrados nas teias e mantidos juntos pressionando as tramas firmemente, os desenhos Kelim são feitos entrelaçando as tramas e urdiduras de várias cores, criando assim o que é conhecido como trama plana.

Essas maravilhas da civilização ganham importante destaque em museus do mundo, em Nova Iorque, Istambul e Londres.

E agora podem estar no melhor lugar do mundo: Na sua casa!

Tapetes Kelim da Casa Fortaleza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cadastre-se e Receba nossas Novidades

Cadastre seu email, clique no botão enviar e receba nossa dicas e novidades em seu e-mail!

Cadastre-se e receba nossas novidades