3 erros que as pessoas cometem ao limpar pisos vinílicos

Queridinhos dos arquitetos e designers de interiores, os pisos vinílicos vêm ganhando cada vez mais destaque na decoração, tanto em ambientes residenciais quanto corporativos.

E não é apenas por conta de sua beleza e versatilidade, mas também devido aos seus benefícios de uso diário, que são muitos.

Um dos principais destaques é a facilidade de limpeza e conservação. É muito prático e rápido limpar seu piso vinílico.

Durante a pandemia muitas pessoas tem utilizado diversos produtos para limpar a sua casa, mas muita gente acaba errando na hora de higienizar o revestimento, usando produtos e práticas inadequadas que podem acabar prejudicando sua aparência.

Confira 3 erros comuns que você deve evitar na hora de fazer a limpeza do seu piso e mantenha seu vinílico como novo por muito mais tempo:

Como limpar um piso vinílico corretamente?

Uma das principais dúvidas quando se trata da limpeza do piso vinílico é: que produto usar? A limpeza do piso vinílico, além de rápida, é econômica.

Não é necessário comprar nenhum produto específico, basta um pouco de água, detergente neutro e um pano limpo e seco. Veja o passo a passo:

  • Primeiro remova todo tipo de sujeira do piso, como areia e poeira. Você pode fazer isso usando uma vassoura de pelo ou mop-pó;
  • Depois, aplique em todo o piso uma solução de detergente neutro com água, usando mop-água ou limpadora industrial de baixa rotação. Utilize o mínimo possível de água;
  • Por fim, enxágue usando um rodo e pano limpo;
  • Agora é só esperar alguns minutos até a secagem total e seu piso estará liberado para uso.
  • Os pisos vinílicos da Casa Fortaleza são ideais para quem procura por praticidade.

Erro número 1 – Usar produtos que levam solventes em sua composição

Não utilize solventes e derivados de petróleo na limpeza ou eventual remoção de manchas do seu piso vinílico. Eles podem prejudicar a superfície do piso, causando riscos, arranhões e até a eventual corrosão da superfície.

Também não é recomendado usar sabão em pó, pois ele pode desgastar a superfície do piso, além de deixá-la escorregadia e suscetível a acidentes. Prefira sempre o detergente neutro.

Erro número 2 – Aplicar qualquer cera

A maioria dos pisos vinílicos da Casa Fortaleza possui uma proteção na superfície que dispensa o uso de cera. Para manter o aspecto do seu piso natural, apenas faça a limpeza com água e detergente neutro, conforme orientado anteriormente. Porém, caso queira um acabamento mais brilhante, recomendamos o uso de cera acrílica, aplicada com mop e de acordo com a embalagem de cada produto.  

Lembre-se que é preciso primeiro limpar o piso para depois aplicar a cera e que, uma vez que as camadas estejam desgastadas, é preciso removê-las antes de uma nova aplicação. 

Importante salientar que ceras à base de carnaúba, comumente utilizadas em superfícies de madeira, não são indicadas para pisos vinílicos pois, além de deixarem a superfície escorregadia, formam uma camada gordurosa difícil de ser removida. 

Erro número 3 – Água em abundância

Alguns pisos vinílicos podem ser lavados e apresentam mais resistência à água. Porém, não é recomendado que eles sejam instalados em áreas constantemente molhadas, como o box do banheiro e decks de piscinas.

Quando for realizar a limpeza do piso, use o mínimo possível de água. Enxágue com rodo e pano limpo ou mop-água e espere a secagem total do piso antes da liberação para uso.

Lembre-se: além de deixar seu piso mais bonito, a limpeza periódica aumenta sua vida útil, sua resistência e durabilidade, além de reduzir os custos de conservação. Assim você pode curtir seu piso por muito mais tempo!

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se e Receba nossas Novidades

Cadastre seu email, clique no botão enviar e receba nossa dicas e novidades em seu e-mail!

Cadastre-se e Receba nossas Novidades